Receita: Hidratação capilar com amido de milho (maizena)

É sempre bom fazer novos experimentos para dar brilho e maciez ao seu crespo e cacheado. Esta receitinha é utilizada com o amido de milho, conhecido popularmente como “maizena”, e serve para todos os tipos de cabelo, mas principalmente os crespos/cacheados, que são naturalmente ressecados.

O amido de milho é o nome dado à farinha feita do milho. Utilizado na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, o amido atua como espessante. Além de ser usado na gastronomia, o amido pode substituir cosméticos e ser utilizado em atividades domésticas (remover gorduras de roupas, mofo de livros, limpar janelas, etc). No tratamento capilar ele pode ser misturado à hidratação e também servir como xampu para os cabelos oleosos, pois diminui a oleosidade natural dos fios.

Testei no meu cabelo e amei o resultado! Segue abaixo minha receita e produtos que utilizei:

Ingredientes e produtos:

Hidratação de Maizena Xampu de Abacate Ewé
– 30 ml de Vinagre de Maçã
– 1 colher (sopa) de Amido de Milho (maizena)
– ½ colher (sopa) de Óleo de Abacate Ewé
– ½ colher (sopa) de Azeite Extra-Virgem
– 2 colheres (sopa) de Máscara Hidratante Pós Progressiva (Argan/Óleo de Cártamo/Queratina Vegetal) da Bioextratus
– Água
– Leave-in Água e Óleo de Coco da Salon Brazil

Modo de fazer: Para fazer a mistura na hidratação, iniciei colocando em uma panelinha meio copo de água com uma colher (de sopa) de amido de milho, em fogo baixo. É necessário mexer o tempo todo, para que a mistura não grude no fundo da panela ou crie bolinhas. Após criar uma consistência cremosa, desliguei o fogo e deixe esfriar. Logo em seguida peguei duas colheres (de sopa) do creme de hidratação, meia colher (sopa) do óleo de abacate e meia colher (sopa) de azeite extra-virgem. Misturei todos os ingredientes junto com a maizena já fria, até criar uma consistência homogênea.

Lavagem: Como uso xampus sem sulfato de sódio (não espumam) e produtos sem derivados do petróleo, inicio equilibrando o pH do meu cabelo. Molho ele todo com água corrente, em seguida pego 30ml de vinagre de maçã em 90ml de água natural e aplico em todo o cabelo, massageando a raiz. Aplico o xampu, massageio o couro cabeludo e retiro com água.

Concistência do amido de milho após ir ao fogo. O amido é misturado à hidratação.

Consistência do amido de milho após ir ao fogo. O amido é misturado à hidratação.

Aplicação da Hidratação: Divido o cabelo em mexas e inicio a aplicação começando de baixo. Aplico em cada mexa do cabelo, enluvando, desembaraçando e fazendo fitagem (técnica para cachear os cabelos). Em seguida espalho o restante da hidratação e massageio bem o couro cabeludo. Ponho a touca de alumínio e deixo a hidratação agir por 30 minutos. Obs.: A mistura pode ser feita com qualquer creme de hidratação de seu costume. A indicação de mistura de óleos capilares (coco, rícino) é para ajudar na hidratação e brilho. Algumas pessoas indicam na mistura o uso do “Bepantol líquido”, que ajuda a dar mais brilho e maciez às madeixas.

Finalização: Retirei a hidratação com água corrente e apliquei o condicionador apenas nas pontas do cabelo. Tirei o excesso de água com uma toalha, apenas apertando o cabelo de baixo para cima, dividi em mexas e iniciei a aplicação do leave-in através da técnica de fitagem. Deixei o cabelo secar naturalmente.

Resultado: O resultado da aplicação deixou meus cabelos super macios, com muito brilho, diminuiu o frizz e ativou os cachos. Indico para todas as crespas e crespos como uma rotina semanal ou mensal de hidratação capilar. Faz em casa e conte sua experiência. Meninas em transição, encrespe com o amido de milho!

Encrespando-Lorena-Morais

Fontes: Sites MulherxCabelos e Mulheres Bonitas

Beijos encrespados,

Lorena Morais

logo-encrespando

Também estamos no instagram: @souencrespando
Facebook: www.facebook.com/encrespandoseuafro
Conheça no loja virtual de turbantes!
Anúncios

6 comentários sobre “Receita: Hidratação capilar com amido de milho (maizena)

  1. Ola boa noite!
    Queria saber onde posso encontrar o xampu de abacate da Ewé?
    Estou passando pelo processo de transição e estou procurando usar produtos o mais natural possível.
    Obrigada !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s