O xampu é prejudicial ao cabelo?

Dia de lavar nosso crespo. Preparamos todo um ritual para deixar as madeixas lindas e bem limpas. Primeiro passo: o xampu. Geralmente aplicamos duas vezes e dizemos que os cabelos estão limpos após ver muita espuma.

Os xampus que usamos no dia-a-dia são compostos por uma substância chamada sulfato, que é responsável pela espuma e limpeza dos fios. O sulfato é um ingrediente sintético – conhecido como SLS (sódio lauril sulfato) -, baseado no enxofre e derivados de petróleo. Sua função é diminuir a tensão da água, para que o produto seja espalhado e a espuma produzida. Além de ser responsável pela limpeza dos fios, o sulfato pode ser prejudicial a fibra capilar, pois danifica a estrutura da célula e faz o cabelo ficar quebradiço e ressecado. Quem nunca percebeu isso após lavar o cabelo? Observou como os fios ficam bem ásperos?

O xampu e prejudicial ao cabelo - Encrespando

A fricção do couro cabelo provoca danos à cutícula. Foto: Google

Testes feitos pela equipe da química Inés Joekes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, mostraram que xampus funcionam para limpar os cabelos e  é o responsável também por remover pequenas partes do próprio fio, “contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas”, como comprova as a pesquisadora Inés e a química Carla Sacanavez. Os testes realizados mostraram que o uso contínuo do xampu, secador e chapinha eliminou as cutículas e “afetou também o córtex, região interna do fio que concentra 80% da queratina do cabelo”.

Outro fato importante a ser observado é que a fricção feita na lavagem é responsável por 90% de danos da cutícula, que aumenta com a elevação da temperatura da água. O primeiro sinal deste desgaste é visível a olho nu e afeta muito os fios capilares das mulheres: a ponta dupla.

E qual a solução, deixar de lavar os cabelos? A pesquisadora Inés aconselha que o ideal é lavar a cabeça o menor número de vezes durante a semana, quando você percebe que o cabelo está sujo e precisa ser lavado. Ao lavá-lo, tente friccionar menos possível os fios capilares e use produtos que danifiquem menos a lavagem, como os xampus sem sulfatos, que já estão disponíveis no mercado.

O condicionador ajuda a amenizar a ação nociva do xampu, preechendo as “cavidades abertas na superfície e no córtex do cabelo” e fechando as cutículas, “aumentando a capacidade dos fios de refletirem a luz – razão por que parecem mais brilhantes”, além de deixar os fios mais homogêneos aponta os testes. A matéria completa sobre a pesquisa você pode encontrar clicando aqui, lá você vai encontrar estudos que apontam também os danos do uso do alisamento.

No Poo e Low Poo

Para nós, mulheres e homens com cabelos crespos e cacheados, o dano causado pelo o uso do xampu é ainda maior, afinal nosso cabelo é naturalmente mais seco. A técnica No Poo, iniciada nos Estados Unidos, vem ganhando força no Brasil e sendo utilizado principalmente pelas mulheres de cabelo afro. No Poo é a não utilização de xampus e o uso de condicionadores sem silicone e óleo mineral. Existe também a técnica Low-Poo, para quem ainda não conseguiu eliminar o xampu e utiliza o produto uma vez por semana ou a cada 15 dias. Existe ainda produtos sem sulfato que podem ser utilizados na limpeza dos fios capilares.

Diamila-Santos

“O xampu deixa meu cabelo áspero e difícil de pentear”, diz Diamila.

Diamila Santos adota a técnica Low-Poo a três meses e a cada três lavagens ela utiliza o xampu e  compara as mudanças. “Quando eu lavo com xampu meu cabelo fica muito ressecado e difícil de pentear. Ao lavar sem xampu ele fica mais sedoso, mesmo quando não uso o creme de pentear”, diz. Ela adotou também o uso do xampu sem sal, que deixa os fios menos ressecados, pois exclui de sua fórmula o cloreto de sódio (NaCl) – na verdade existe, mas em quantidades mínimas. Veja a explicação da dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni (clique aqui) a respeito dos xampus sem sal, achei muito interessante.

Pensando também nos cuidados com o cabelo, a farmacêutica Monaliza Soares tem sua própria linha de cosméticos (Ewé), criados em escala artesanal, que tem em seu princípio o uso de produtos naturais. Ela não usa xampu sem sulfato a cerca de um ano, junto com eliminação também de produtos que têm em sua fórmula derivados do petróleo, com vaselina e óleo mineral. “Meu cabelo é muito melhor. Não só mais bonito, como mais saudável. Mais macio, brilhante, com os cachos bem definidos e a cor uniforme também”, diz Monaliza.

Aqui no Brasil ainda é um pouco difícil encontrar produtos em grande escala que não tenham estes produtos em sua fórmula, mas a indústria de cosméticos tem investido cada vez mais. Para quem se interessou, apresento abaixo uma lista de xampus sem sulfato que está disponível no mercado. No próximo tema falarei sobre a combinação do xampu sem sulfato com condicionadores, máscaras e cremes sem silicone e outros produtos derivados do petróleo.

Lista de xampus liberados para No Poo e Low Poo

o xampu e prejudicial ao cabelo - encrespando - lorena morais

A indústria de cosméticos industriais já apresenta uma série de xampus sem sulfato. Foto: Google

*Amend Eco Therapy Para Cabelos Tingidos

*BIOKAP -Uso Freqüente

*Burt’s Bees – More Moisture Raspberry & Brazil Nut

*CURLS – Curls Cleansing Cream

*Charis -Shampoo Violet – Desamarelador

*Bio Extratus Comésticos Naturais Pós Progressiva (Argan/Òleo de Cártamo/Queratina Vegetal)

*Bio Extratus Botica Algas Marinhas/Oliva Cabelos Quebradiços

*Devacurl -Low Poo -Shampoo com baixa quantidade de detergente

*Devacurl – No Poo – Não-shampoo, limpador sem adição de detergentes

*Éh Orgânico –  anti-oxidante- Pré-xampu esfoliante

*Gosta Dourada – Gel Esfoliantes Pré-Shampoo

*Grandha – Vector Force

*Haskell – Banho de Gelo – Máscara de Hortelã

*Hidraderm – sabonete vegetal em barra nas versões Erva Doce e Neutro (Farmax)

*Hydrogen – Sabonete com hidratante disney baby

*Kérastase – Balsamo Lavante Chroma Sensitive

*L’oreal profissional-Riche Macadamia- Absolut Repair Cellular Shampoo Creme

*Modern Organic Products – C-System C-Curl Curl Enhancing

*Multivegetal – Cabelos escuros

*Natura – Mamãe Bebê (shampoo e sabonete vegetal)

*Petal Fresh Organics – Rosemary shampoo volumizing

*Ikove – Amazonian Cupuaçu butter – Amazonian Acerola- Amazonian Açai berry- Amazonian Jaborandi- Amazonian Avocado e Acerola

*Jessicurl –  Gentle Lather

*Johnsons Baby -Sabonete Glicerinado

*Kérastase Balsamo Lavante Chroma Sensitive

*Kert – Shampoo tonalizante Revive Color Silver

*Matrix – Delicate Care – Color Care Thérapie [Silicone Free]

*Sachê Collor – Silver extreme

*SCHWARZKOPF Bonacure -Color Save Tratamento Intensivo Protetor da Cor

*SENSCIENCE – True Hue

*Sephora  – Ojon Restorative Hair Treatment

*Surya- Linha ‘Amazônia Preciosa’- Sapien Men

*Ternurinha Bebê – Sabonete (rosa)

*Tigi – linha bed head – Foxy Curls

*Waii-Monoi (cabelos secos ou indisciplinados)-Neem  (Cabelos Tingidos ou Porosos)

*Weleda Baby Calendula Shampoo and Body Wash 200ml

*Bioderm – Shampoo OroArgan

Fonte: Cacheado Básico

Curtam e compartilhem!

Anúncios

2 comentários sobre “O xampu é prejudicial ao cabelo?

  1. NUNCA USE XAMPU(SHAMPOO) EM CABELO MUITO EMBARAÇADO ….Ele só vai piorar.
    Isso cria nós, tufos, ou massas de cabelo embaraçado.

    Desembaraçadores de cabelos secos, cabelo crespo cacheado,cabelo embaraçado, Ter tranças, extensões de cabelo, rastas, alongamento de cabelo, Twistão(twist) ou cabelos cosidos como o creme “Take Down Remover”, trabalham rápido para amaciar o cabelo, por isso, se o seu cabelo for muito seco ele vai ser hidratado antes de você começar a desembaraçar os nós. Paciência também é necessária para desembaraçar o cabelo seco, porque se você se apressar, o cabelo pode quebrar facilmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s