Turbante: Acessório da moda afro

O turbante ou torço é uma tira de pano de determinados comprimentos utilizada sobre a cabeça e de uso muito comum em países do Oriente Médio, África, Ásia e Jamaica. Ele pode indicar posição social e está geralmente relacionado à religiosidade. Existe também o ojá que é um tipo de turbante usado nas religiões tradicionais africanas e afro-brasileiras e representa senioridade e respeito e serve como forma de proteção espiritual para os filhos e filhas de santo.

Imagem

Ojá utilizado em religião de tradição africana, candomblé. A foto apresenta a indumentária utilizada por religiosos durante a Festa de Iemanjá, em Cachoeira. Foto: João Ramos/Bahiatursa

O turbante chegou ao Brasil por influência africana, utilizado inicialmente por baianas de acarajé e religiosos/as de terreiros de candomblé. Atribuído também como um acessório de moda, o movimento de orgulho negro da década de 1960, surgido nos Estados Unidos, fez com que o uso do turbante se tornasse uma forma de afirmação para o povo negro.

Além de um complemento de uma indumentária religiosa e social, hoje ele é utilizado como acessório marcante e representa elegância na moda afro, utilizado por mulheres e homens no mundo inteiro, composto de várias amarrações.

Imagem

Turbante utilizado como acessório de moda. Foto retirada da internet.

Com a proposta de valorizar os traços e beleza afrobrasileira, o Encrespando apresenta amarrações de turbantes através de um passo a passo fotográfico para que você mulher ou homem possa aprender a utilizar e arrasar na passarela da rua. Lembre que é preciso atitude e ousadia ao usar o turbante, afinal, todos os olhares se voltam a você.

Confira abaixo os tutoriais feitos por mim e acompanhe o blog, pois em breve postarei novas imagens. Não esqueça de deixar seu comentário!

Tutorial de turbante: Amarração para cabelos curtos e crespos/cacheados

Imagem

Clique na imagem para ampliar.

Tutorial de turbante: Amarração sofisticada que encobre toda a cabeça

Imagem

Clique na imagem para ampliar.

 

Anúncios

13 comentários sobre “Turbante: Acessório da moda afro

  1. ola amei sua pagina, estou encantada com os turbantes, enfim irei em uma festa, a minha roupa sera estilo africana, como sou branca loira com cabelo curto como faço para meu turbante não cair da cabeça.

  2. Lorena, você acha problemático pessoas brancas usarem turbante? Como por exemplo, no contexto de apropriação cultural. Como no caso dessa moça que vai numa festa temática africana, enquanto o seu próprio país se recusa a aceitar as origens africanas e ainda está recoberto de racismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s